ORDENS, SEITAS E SOCIEDADES

ORDENS, SEITAS E SOCIEDADES

Seguem as ordens religiosas predominantes no IV Crepúsculo. Cada uma das ordens é descrita com detalhes importantes para os personagens e o cenário. Como as ordens são ligadas a uma moral religiosa, ha quadros que traçam, de forma resumida, o perfil das religiões mais poderosas no IV Crepúsculo. Dentro de cada ordem e apresentada sua hierarquia, sendo listada sempre do maior grau para o menor. Alguns destes graus podem não ser alcançáveis pelos PCs, em sua criação, por serem demasiadamente altos. Mas, em jogo, os personagens podem ate mesmo ultrapassá-las. Normalmente essas hierarquias serão usadas para NPCs.

As Ordens Judaicas

Talvez o povo Judeu e, por conseqüência, o judaísmo, tenha sido o povo que mais sofreu na história da humanidade. De proteger suas tradições e manter sua sobrevivência seus fieis tiveram que criar novas figurações e meios de se defender.

CABALISTAS JUDAICOS

A Cabala e um sistema místico criado pelo antigo povo judaico, baseado em antigas liturgias e em sistemas numéricos e alfabéticos. Envolta em um manto de misticismo e cercada das ciências ocultas, a Cabala conseguiu levar uma fagulha do pensamento judaico a quase todos os povos do mundo. Entretanto, com toda essa disseminação muito se perdeu ou foi alterado, levando ao surgimento de novos preceitos e novas teorias místicas, como o próprio Zohar.

Por isso fundamentou-se, novamente, no século XVI d.C., a Ordem dos Cabalistas Judaicos. Um dos objetivos da ordem era, primordialmente, reavivar os conhecimentos contidos no antigo Sepher Yetzirah.

Os Cabalistas formaram-se, originalmente, no século II d. C., quando seu livro base foi concluído. O maior ideal da ordem na época era fazer crescer o judaísmo, que perdia espaço para o recente Cristianismo. Sua premissa era de explicar o poder do Messias através da Cabala. Após esse advento do poder cristão, a ordem se difundiu e foi renascer apenas na idade média.

Mesmo sendo tradicionalistas com relação a sua ciência mágica, não renegam o conhecimento do Zohar, mas se baseiam em seus compêndios originais, os quais são a base de todos os seus Grim6rios (livros de magia). Assim, os Cabalistas Judaicos são grandes místicos, conhecedores de vários rituais e das ciências ocultas.

Características: Em geral os Cabalistas são pessoas místicas e extremarnente ligadas as ciências ocultas. São verdadeiros bruxos do século XXI. E comum se vestirem de forma pouco convencional. Portando símbolos como o alfabeto enoquiano ou a escrita angelical em medalhões, broches, anéis ou mesmo tatuagens. Alcunha: Magos.


SENHORES DO KRAV MAGAH

O Krav Magah é uma luta corporal criada pelo povo judaico para resistir as violências que vinham sofreram através dos tempos. Apesar de ter se tomado bastante popular, suas técnicas secretas são conhecidas apenas pelos membros desta ordem, que se formou para garantir a proteção de seu povo, sua cultura e seus preceitos.

Os Senhores do Krav Magah são os verdadeiros soldados do Judaísmo. E por meio dessa ordem que a religião tem se protegida através dos tempos e que o povo judaico pode sobreviver a tudo que passou ao longo de sua historia

Não se sabe ao certo quando a ordem foi fundada, pois tratou-se união gradativa de vários grandes lutadores dessa arte quando se torna necessária a defesa do povo judaico. Porem a sistematização dos Senhores do Krav Magah se deu por volta de 1200, quando a Quarta Cruzada conquista o Bizâncio.

Características: Não possuem características definidas ou qualquer tipo de símbolo que seja portado além dos judaicos tradicionais. Um membro reconhece o outro através do cumprimento, que quando pressionam em um pequeno osso do polegar, que demonstra o conhecimento das técnicas da luta.

Alcunha: Combatentes.


CATOLICOS


O Catolicismo possui varias e diferentes ordens que foram surgindo ao longo de sua história. Muitas delas acabaram por sucumbir a nova ordem mundial, outras perderam força e outras permaneceram vivas ou foram reavivadas perante a guerra Santa.

INQUISIÇÃO

A Inquisição veio quase que concomitante ao advento do Index, o antigo índice de livros proibidos. Essa ordem era encarregada de encontrar as “bruxas e bruxos" e queimá-los sob o signo de compactuados com o Demônio.

No IV Crepúsculo, entretanto, a situação se alterou um pouco, pois trata-se, como as outras, de uma ordem secreta e, como tal, teve seus métodos relativamente modificados. Suas obrigações passaram a ser entre outras, encontrar, caçar, capturar e torturar qualquer um que se

mostrasse capaz de se utilizar das Dádivas ate que este se convertesse ou se entregasse a morte. Porem não seria mais um ato publico, mas algo dissimulado e oculto, tentando manter sempre aparências acidentais e ocultando o envolvimento da Inquisição com o acontecido

Características: Os membros possuem uma cruz negra tatuada.

Alcunha: Juízes.

OS TEMPLÁRIOS

A Ordem dos Cavaleiros Templários nasceu na Idade Media, na França, com o objetivo de retomar as Cruzadas e proteger as terras católicas. Seus principais objetivos eram a conversão de novos fieis e a aquisição de novos territórios onde o Catolicismo fosse superior. Alem disso, foram eles que lideraram a conquista de Jerusalém e a maior parte dos conflitos bélicos onde houve a intervenção do Catolicismo.

Hoje, são reavivados para servem de exercito na Guerra Santa Todos os Templários são sacerdotes e participam ativamente do clero, entretanto alguns são convidados a participar da ordem pelo seu poderio no combate, sendo lhes dada a mínima educação para que se tornem Diáconos. Eles podem ser uma grande variedade de soldados, desde combatentes natos, ate mesmo diplomados, organizadores táticos e políticos.

Características: Os membros da Ordem possuem tatuada uma cruz vermelha

Alcunha: Cruzados.

OS HOSPITALARIOS

Os Hospitalários nasceram da necessidade de ajuda medica em virtude dos ferrenhos combates acontecidos nas Cruzadas e outros conflitos religiosos. Essa ordem é formada por sacerdotes que se ocupam da saúde de seus companheiros, acompanhando sempre os outros em ruas empreitadas. Suas participações os conflitos da Guerra Santa Foram sempre de grande valia. Os membros desta ordem foram responsáveis pela salvação de muitas vidas e almas.
Os Hospitalários não são apenas curandeiros do corpo, mas, muitas vezes, grandemente versados nas Dádivas do espírito e da mente, capazes de interferirem no âmago de cada um e curar as feridas mais profundas, quer sejam no corpo ou espírito.

Características: Seus membros possuem uma cruz branca tatuada.

Alcunha: Santos.


IRMANDADE DE MALTA

O ponto marcante da Irmandade é o fato de ser formada apenas por mulheres. Essa ordem cato1ica é recente, datando sua fundação aproximadamente do ano 1600 da era Crista. Seu nome deve-se ao fato de ter sido fundada no Arquipélago de Malta, um lugar importante nas relações entre as culturas Européias, Africanas e do Oriente Médio.

Entre 2400 e 2000 aC. desenvolveu-se nas ilhas de Malta um complexo culto os mortos que cresceu e aflorou entre os místicos do local, prevalecendo por milênios. Porém a força do império romano dizimou essa cultura. Poucos foram os remanescentes que ainda detinham tais remanescentes que ainda detinham tais conhecimentos e estes eram implacavelmente caçados. Assim tornou-se comum tutelar as mulheres naqueles conhecimentos primitivos, ao fim de que estas ao tornarem-se mães, repassassem a sabedoria aos filhos. Foi assim durante séculos, e como não podia ser diferente, o verdadeiro conhecimento tornou-se difuso.

No inicio do século XVI a Inquisição chegava a Malta com o intuito de condenar os praticantes desta arte mística. O fato do conhecimento estar de posse em sua maioria de mulheres agravou a situação. Muitos malteses foram queimados como hereges naquele momento. Entretanto, alguns Hospitalarios enviados ao local perceberam que, em alguns pontos, havia um sincretismo e varias daquelas mulheres eram fieis seguidoras do Catolicismo, porem estudiosas do ocultismo.
A histona ainda não conseguiu explicar, mas em 1530 o Imperador Carlos V colocou Malta sob o comando expresso dos Hospitalarios. Estes, dando proteção a um grupo de maltesas conseguiu contornar a situação, ao, fazendo com que no inicio do século seguinte fosse fundada a Irmandade de Malta.

No IV Crepúsculo a Irmandade continua sendo formada apenas por mulheres, as freiras. Geralmente levam uma vida solitária, dedicada aos estudos e a meditação. São mestras no ocultismo, dominando vários rituais. As Madres superioras normalmente vivem enclausuradas em seus mosteiros.

Características: vestem-se em Hábitos modernos mas quando em ação usam roupas até mesmo ousadas. Seu símbolo é uma cruz de malta, a qual costumam usar em num cordão ao pescoço.

Alcunha: Estriges.


OS PACIFISTAS JAINAS

Os Jainas reverenciam a vida acima de tudo e, como tal, entre os seus, fundaram uma antiga ordem cujo principal objetivo seria promover a paz na Guerra Santa.
Os Pacifistas são tidos como espécies de juízes neste grande conflito. Não desejando se envolverem nas lutas contra as Seitas Satânicas e as Sociedades Secretas, foi lhes dada a incumbência de manter a coesão entre as ordens religiosas, agindo como neutros e se relacionando de forma imparcial com cada um dos personagens dessa grande guerra.
De acordo com o Concilio de Roma, os Pacifistas teriam o direito de convocar uma espécie de julgamento quando houvesse um desentendimento público entre as ordens, ou mesmo, religiões Entretanto, mesmo tendo sido essa decisão acatada apor todos, ela nunca foi plenamente aceita, e o poder da ordem vem sendo contestado há anos.

Características: Não possuem características marcantes, porem. Quando atuam como "os juízes na guerra", vestem-se em mantos brancos.

Alcunha: Pacifistas.


RITUALISTAS DA UMBANDA

As religiões Afro-brasileiras são permeadas por rituais de todos os gêneros e por uma forte ligação a um mundo espiritual peculiar, fato que levou ao termo, muitas vezes pejorativo, de macumbeiros. Com o crescimento destas religiões no continente Sul Americano e o aumento das praticas rituais destas em seus Terreiros cada vez mais espalhados pelas cidades, criou-se um certo preconceito, movido principalmente pela população de alta renda, detentora de "tradições puras". Muitas vezes foram acusados, ate mesmo, de satanistas.

Assim, alguns dos Mestres Rituais da Umbanda e do Candomblé decidiram se unir no intuito de se defenderem dos constantes ataques morais e, por vezes, físicos, sofridos pela intolerância das outras ordens. Criaram, não uma ordem mas um núcleo, onde se reuniriam os conhecedores de rituais, capoeira (luta com a qual geralmente possuem certa afinidade) e uma boa oratória na tentativa de modificar a visão estereotipada e errônea que a população possui a respeito dessas religiões.

Características: vestem-se de branco e usam búzios, atabaques, banda nas e vários objetos típicos da cultura africana.

Alcunha: Pais-de-santo.


FILHOS DA MEIA NOITE

Os Filhos da Meia-Noite nasceram em Londres, na baixa Idade Media. Foram conhecidos, naquele período, como praticantes de magia negra e foram severamente caçados por suas atividades ocultas. Ainda assim, esta foi a Seita Satânica que mais cresceu durante determinado período, levando a uma verdadeira derrocada após incomodar a maior parte das religiões.

Seus membros são verdadeiros demonólogos, ou seja, estudiosos dos dem6nios. Suas praticas envolvem adoração aos Demônios e rituais demoníacos de todas as formas. Contam algumas lendas que os da Meia-Noite possuíram, ou ainda possuem servos Demônios trazidos do Astral. Não se sabe se tal fato é verdadeiro, mas sabe-se que estes satanistas são capazes de invocar criaturas estranhas que já utilização em sua defesa em alguns combates.

Características: O pentagrama invertido e algo comum de se ver nas vestes de um Filho da Meia-Noite. Entretanto, nem sempre é assim, alguns destes utilizam roupas comuns para não serem notados, apesar de preferirem o preto. Fato inegável talvez seja portarem, quase sempre materiais arcanos, místicos e ocultos, com os quais realizam seus rituais

Alcunha: Diabos.

OFICIO PROFANO

Trata-se da Inquisição Da Igreja Negra. Seus métodos são semelhantes aos da Mihna e Inquisição Católica, entretanto se destinam caçar os caçadores, ou seja, seu objetivo é, basicamente, destruir as ordens religiosas ou converter aqueles que seriam úteis (conhecedores de Dádivas ou rituais) aos preceitos da Igreja Negra.

O Oficio Profano e uma espécie de corpo de operações especiais da Igreja Negra. São os soldados dessa seita e devem protegê-la sob todos os propósitos.

Seus membros são de uma gama variada de tipos, indo desde solados com poderes superiores ate espiões, assassinos, combatentes e celebres juristas capazes de aliviar os problemas com a lei, quando estes existirem.

Características: Seu símbolo e uma cruz invertida tatuada no tronco

Alcunha: Profanadores

WICCA

Wicca é um conceito relativamente complexo. Entendido como religião por alguns, como seita por outros, como uma organização por terceiros e até mesmo, como exércitos de feiticeiros reunidos por um ideal dominativo. Todas essas são visões deturpadas acerca de uma espécie de comunidade de bruxos ou wiccans, como preferem ser chamados.

A sociedade Wicca não segue livros sagrados ou quaisquer tipos de Dogmas traçados por deuses antigos ou por profetas. É uma comunidade neo-paga, ou seja, cujas crenças são todas ligadas a natureza do mundo, a espiritualidade e suas relações com o ser humano.

Fundaçao: não se sabe ao certo quando iniciaram suas atividades, entretanto alguns wiccans acreditam que as tradições pagas vem da era neolítica.

Fundador: não há fundador especifico.

Livros sagrados: não seguem nenhum livro sagrado

Resumo Histórico: Devido a diversidade cultural existente dentro da Wicca. Não ha uma historia definida para esta sociedade como um todo. A própria Wicca não pode ser exatamente designada como uma sociedade, mas como um conjunto de vários wiccans de culturas e práticas diferentes, mas que levam a um mesmo caminho, conhecido como Caminho Wiccaniano.

Ainda assim, e possível notar que os preceitos da Wicca remontam de um passado extremamente antigo, pois se fundamentam, em sua maioria, em religiões muito antigas. Ao longo do tempo, a Wicca se dividiu em diversas outras sociedades e absorveu membros de outras, como os antigos Druidas.

Todavia, ainda se torna praticamente impossível definir um perfil histórico correto que mostre as bases que levaram diversos grupos de variadas culturas a abraçarem o pensamento Wicca e, mais ainda, descrever como isso ocorreu. Portanto, cada bruxo tem sua historia, assim como cada Coven ou Clã.

Moral e Organização: A sociedade Wicca e matrifocal, ou seja, não vê Deus como um superior único e, principalmente, masculinizado. Diferente das grandes religiões, onde o universo e extremamente masculino, aqui ha toda uma representação feminina dos entes superiores. Toma-se por base alguns preceitos da religião Celta, como o culto da Grande Mãe e do Deus Cornífero. Assim como na maioria das religiões pagas, tenta-se recuperar a complementaridade existente entre homem e mulher, em detrimento da superioridade de qualquer uma das partes.

Não existem livros sagrados, profetas, hierarquias, dogmas, mandamentos ou qualquer outro aparato de fé. Cada membro tem sua liberdade de crença, sendo uma escolha pessoal em que não se observa uma obrigatoriedade, mas o respeito mutuo por aquilo que os outros acreditam e, ainda, a necessidade da troca de informações acerca da fé individual, ou de um Coven, por exemplo. Incentiva-se a diversidade dentro da Wicca.

Alem disso, não existem normas rígidas e restritas, mas sim poucas regras que possuem um caráter funcional e são utilizadas apenas para manter uma coesão na sociedade. Ha uma regra básica que engloba todas as outras: "Faz o que quiseres desde que não faca o mal". E ha ainda alguns preceitos tidos como conselhos morais.

Os wiccans, em geral, praticam rituais com a intenção de se alinharem ao que chamam de ritmo do universo, marcado pelas fases da lua e feriados sazonais. Acreditam no sobrenatural, mas acham que e algo perfeitamente alcançável por qualquer mortal.

DISCIPULOS DO SABER

Conhecidos pela alcunha de Escolásticos, os Discípulos do Saber são uma sociedade em que a busca pelo conhecimento primordial Prima-se pela sabedoria, nao importando a que disciplina ela pertença se e cientifica, mística, ou mesmo, popular.

Fundação: Século IV aC.

Fundador: É uma das grandes buscas desta sociedade, acreditam que seu pai foi o próprio Platão.

Livros sagrados: todo livro é sagrado

Alcunha: Escolásticos.

Resumo Histórico: A sociedade iniciou suas atividades no século IV aC., tendo como base o pensamento filosófico dos ilustres da Grécia antiga não se sabe ao certo, mas acredita se que suas atividades tiveram inicio concreto através de Platão, ao fundar uma escola da sabedoria grega. Desde então sua estrutura se fundamentou através de sua presença marcante em quase todos os fatos notáveis da história humana.

Mesmo se tratando de uma sociedade extremamente pacifica, que cultua a busca do conhecimento sobre todas as coisas, sofreu grandes perseguições ao longo do tempo. Isso ocorreu, principalmente, nos tempos da inquisição católica, na Idade Media Seus livros, preceitos e conhecimentos eram considerados subversivos na época, fato retrata o por Umberto Eco ("O Nome da Rosa"), o qual se acredita ter sido um membro desta sociedade. Sua cultura se baseia, em geral, na filosofia clássica, ou seja, em textos pré-socráticos. Ainda assim, procuram o conhecimento em todos os campos.

O tempo de perseguição religiosa fez com que esta sociedade perdesse muitos de seus documentos e parte do conhecimento acumulado ao longo dos séculos fosse queimado em gigantescas fogueiras de livros. Somente no Renascimento, os Discípulos do Saber começaram a crescer em poder novamente e a angariar novos membros Os fatores mais racionalistas e o novo pensamento antropocêntrico contribuíram para seu crescimento e reafirmação. Todavia, ainda hoje, eles são perseguidos em determinadas ocasiões, pois, como se diz no IV Crepúsculo "Os escolásticos sabem demais”.

CRÂNIO E OSSOS (SKULL AND BONES)

Prescott Bush, um respeitável cidadão estadunidense, foi pai e avô de dois presidentes de seu grande e poderoso país. Dizem as más línguas, que o incrível patriarca Bush aprontou uma molecagem das grandes em sua mocidade, quando freqüentava a gloriosa Yale (berço acadêmico de significativa parte da elite estadunidense): o velho Bush simplesmente profanou o túmulo do legendário líder indígena Jerônimo e saqueou os seus restos mortais como uma espécie de prêmio ou troféu macabro para uma misteriosa irmandade universitária que atua em Yale, a Skull and Bones ("Crânio e Ossos"). Seus famosos descendentes, o filho George e neto George Walker, também integraram a seleta Skull and Bones, que "escolhe" apenas 15 membros a cada ano desde os idos de 1830. Os membros da macabra irmandade, que funciona num antigo edifício escuro e sem janelas no campus de Yale, tradicionalmente mostraram-se como destacados elementos na sociedade estadunidense.

A exemplo dos herdeiros de Prescot Bush, alguns presidentes dos EUA foram membros da Skull and Bones e outros tantos influentes políticos do país também se reuniram naquele prédio sombrio. Metade da equipe do primeiro escalão do Governo Bush é formada por "bonesmen" (como são vulgarmente chamados os membros da Skull and Bones). Muitos dos chefes de grandes corporações e importantes formadores de opinião também são bonesmen - há um total de 800 deles vivos e em atuação nos EUA, mas normalmente estão em posições privilegiadas e destacadas, comandando ou influenciando a vida de uma multidão que vai além das fronteiras dos EUA e ainda respondendo por uma incalculável soma de dólares. Na Skull and Bones deve-se celebrar alguma espécie de pacto com o poder e o sucesso nas misteriosas seções e reuniões que se realizam em sua sede, considerando o notável desempenho de seus membros. A escolha dos 15 felizardos anuais deve seguir, portanto, uma criteriosa atenção, levando-se em conta o fato de que eles serão importantes líderes a viver segundo o lema da entidade - "Por Deus, pela Pátria e por Yale".

Simbolo: Um Crânio com dois ossos Cruzados abaixo e o numero 322 abaixo.

Alcunha: Sombrios

IRMANDADE DO ARMAGEDON

"O mundo deve chegar a seu fim! Chega de desgraças, fome, miséria, dor, agonia e desespero. Já basta a tirania dos Deuses sobre nós. E hora de por fim a isso tudo!"

Este é o ideal da Irmandade do Armageddon, uma sociedade formada por pessoas que perderam todas as perspectivas no mundo em que vivemos. Eles acreditam que a única forma de salvação é o fim de tudo, e a batalha do Armageddon. Assim, se unem em estudos meticulosos sobre o dia do Juízo Final com o intuito de assegurar que tudo ocorrera "bem" e que o mundo realmente se destruirá.

Fundação: Acredita-se que foi funda por volta do ano 1000 A.C.

Fundador: Ao que todas as histórias indicam seu fundador foi Isaac de Laqueden.

Livros Sagrados: todos aqueles que se referem ao Final dos Tempos, principalmente o Apocalipse de São João.

Alcunha: Desafortunados.

Resumo Histórico: Foi no dia da condenação do Messias que tudo começou. Isaac De Laqueden, ao renegar o Filho da Ordem, foi amaldiçoado e condenado a caminhar pelo resto da eternidade, estéril solitário e sem poder morrer. Foi acolhido pelo Caos, e deste obteve certa ajuda, mas tornou-se seu servo. Assim, dedicou sua vida melancólica e enfadonha ao estudo da existência e ao contato com espíritos, e são então pode perceber toda a verdade do Universo.

Cansado de participar dos joguetes de uma batalha dos Deuses, conheceu a Profecia e pode vislumbrar aquilo pelo qual havia esperado por quase mil anos de vida - o Final dos Tempos

Assim, o chamado Judeu Errante fez de tudo para que as lendas se concretizassem na passagem do ano 999 para o ano 1000, porem nada ocorreu. Todavia, Isaac percebeu uma pequena porção da Verdade e conseguiu contemplar a formação dos exércitos para o III Crepúsculo. Meticulosamente observou tudo, tentando aprender como se processavam os conflitos e, ao final da Idade das Trevas, fundamentou a Irmandade do Armageddon com o intuito de que, no próximo conflito, o Fim acontecesse finalmente.

CONFRARIA DOS TOCADOS

A mais mística e secreta de todas as sociedades. Pouco ou quase nada se sabe a seu respeito. Desconhece-se a época de sua fundação, seu fundador, e qualquer outra característica marcante acerca de sua existência. Os próprios membros da Confraria desconhecem qualquer detalhe a respeito de sua forrnação.

Acredita-se que tenha surgido para proteger diversos Tocados da perseguição através das ordens inquisidoras. Não julgam-se uma sociedade, mas apenas uma interligação entre diversos Tocados do mundo a fim de se protegerem, uns aos outros. Cada membro tem sua individualidade e não tem que seguir nenhum preceito indicado pela Confraria, deve-se apenas manter contato e disponibilizar ajuda quando se tornar necessário.

De qualquer forma, existe a crença de que a Confraria haveria sido formada por Tocados muito antigos e experientes, mas que não sucumbiram a nenhum dos lados. Estes seriam, provavelmente, Tocados Neutros, cujo poder em obter as Dádivas, sem que para isso tenham que se tornar desequilibrados ou loucos, seria passado a cada um dos membros desta sociedade.

Ainda assim, tudo não passa de especulação. A verdade a respeito destes místicos continua sendo uma incógnita.

Características: são feiticeiros modernos e como tais, são pessoas excêntricas e diferentes.

Alcunha: Feiticeiros.

MAÇONARIA

Fundação: Oficialmente teria sido na Inglaterra durante a Idade Media, no entanto alguns remontam sua origem a época da construção do Templo do Rei Salomão.

Fundador: Não se sabe, mas há quem diga que teria sido o espírito Rei Salomão ou Hiram Abiff, a fim de proteger os segredos de construção do famoso templo em Jerusalém.

Livros Sagrados: Não existem, ate porque seus membros podem pertencer a qualquer religião, embora a bíblia ou outro livro sagrado possa estar no altar dependendo das causas religiosas dos irmãos de cada Loja

Símbolo: Esta sociedade tem muitos símbolos, pois e através simbologia que se comunicam e passam seus conhecimentos, o mais famoso deles e o esquadro com o vértice para cima entrelaçado por um compasso virado para baixo, tendo um G ao centro.

Resumo Histórico: Atualmente a Maçonaria já não pode ser considerada como uma sociedade secreta (como era na Idade Media, mas sim uma organização discreta e fechada, suas Lojas encontram-se espalhados pelo mundo, seja no oriente ou no ocidente, sem a menor intenção de esconder que ali funciona um templo maçônico. No entanto, muito se fala a seu respeito, mas pouco se sabe realmente por isto ha séculos vem despertando a curiosidade e o interesse. Muitas pessoas, ordens e sociedades. Mas seus ficariam conhecidos não são pelas questões místicas, mas também pela sua forte influencia política e econômica

Nenhum comentário: