DOMÍNIOS

Mês de Julho



Os Domínios


Os domínios são distribuídos entre 17 bairros de Porto Alegre. De fato, a cidade tem mais de 80 bairros oficiais, mas para fins de jogo consideremos esses 17 setores, englobando neles todos os bairros menores da região. Por exemplo, o setor chamado "Petrópolis" engloba os bairros Jardim Botânico e Petrópolis.





A Disputa por Domínios


Cada um dos 17 bairros é um setor de influência. A Seita/Ordem Dominante de um bairro é a ordem com a presença mais forte no local. A seita que Domina um setor tem as influências de todos os seus membros ampliadas quando usadas naquela região. Assim, se o Bairro Santana, por exemplo, fosse um Domínio da Inquisição, eles teriam um nível mais alto em sua Influência policial. Logo, qualquer crime que acontecesse ali poderia ser solucionado mais rápido.
Portanto, dominar um local além de dar um nível maior também faz ele atuar com mais rapidez. Além disso, a ordem Dominante também costuma saber dos passos dos rivais quando eles agem ali.





Uma seita Influente num bairro é aquela que apesar de não ser majoritária é muito forte no local. Normalmente, uma seita influente costuma estar presente em focos específicos dentro do setor, por exemplo, a Wicca é muito atuante dentro da redenção apesar de não ser a religião dominante do Bom Fim, logo ela seria "uma ordem Influente no Bom Fim". Uma Ordem influente costuma conseguir "disfarçar melhor seus passos" quando age no bairro, fazendo com que a seita dominante tenha mais dificuldade de encontrar as pistas. As Ordens Influentes são as únicas capazes de ameaçar e tomar o lugar de uma ordem Dominante.
Uma Seita Presente é aquela que começou a fixar suas raízes no local. Ainda não possui muita força, no entanto, elas são capazes de ameaçar a presença de seitas Influentes.




Um bairro pode ter mais de uma Seita Dominante, assim como pode ter varias Influentes e várias Presentes ao mesmo tempo.




A disputa é feita usando Influências, e somente Influências (por favor, não insista em usar sua legião de fiéis ou coisa parecida). Quem aplicar mais pontos de Influência em uma ação no bairro é o vencedor, crescendo de Presente para Influente, ou de Influente para Dominante.
A ordem escolhe uma ação (como construir um templo no Centro) e quantos pontos de uma única Influência ela colocará no bairro (4 em Finanças). Aqui também pode ser feito empréstimo de Influência entre Ordem-Ordem não tendo penalidades por conversão, mas é necessário que seja a mesma Influência usada na disputa do setor. O jogador também pode usar uma segunda Influência diferente, mas ela será cortada pela metade, uma terceira influencia seria reduzida a um terço e assim sucessivamente.
Se na construção do templo no Centro ainda fossem usados 3 pontos em Religião, sendo Religião a segunda Influência usada, os 3 pontos seriam cortados pela metade. Assim, teríamos 1,5. No total ficam 4 de Finanças mais 1,5 de Religião = 5,5.
Mas o Domínio também é subjetivo! Não adianta dominar "mecanicamente" um bairro e depois abandoná-lo sem fazer valer seu esforço. Se outra Ordem estiver agindo naquele local fazendo dele realmente um domínio, os mestres podem indicá-la como a Dominante. Portanto, isso significa dizer que um bairro abandonado pode ser tomado por outra ordem se os mestres acharem justo.
Por vezes, ações drásticas como invasões e ataques a um território também podem indicar a troca de Dominante.





Quando planejares tua ação de Domínio, verifique se ela tem essas características:





a- Trás um acontecimento real ao jogo?





b- Resolve questões da Trama?





c- Ela ataca teu Rival diretamente?





d- Ela fortalece efetivamente tua ordem?





e- Leva aos objetivos do teu PC, ou faz parte da mentalidade do PC?





f- Abre novas possibilidades para teu PC, ou seja, a ação será uma futura "carta na manga"?





g- É criativa e vai surpreender a todos?





h- É ousada?





i- Serve para muitas outras coisas?





j- Rende recursos?





k- Rende informações?





l- Rende contatos e aliados (NPC)?





m- Tu vais usá-la no futuro?






MAPA DE PORTO ALEGRE








Nenhum comentário: